A Turmalina Negra é um cristal que além de ser muito usado na produção de joias, acredita-se ter funções energéticas que podem auxiliar no bem-estar pessoal de quem possui um exemplar e sabe como usá-lo.
Um mineral da classe dos silicatos, a turmalina negra pode ser encontrada em várias regiões do mundo, incluindo o Brasil onde sua maior região de extração fica em Minas Gerais. A turmalina pode ter variações de cores, e acredita-se que cada uma delas carrega um tipo de função energética.
A Turmalina Negra, no caso, carrega propriedades de proteção energética e conexão com energias da natureza. A seguir nós falamos mais sobre as propriedades desse mineral, como usá-lo em seu benefício e quais as formas corretas de energizar essa pedra.
Turmalina Negra: Significado espiritual da pedra
Segundo as crenças em cristais, a turmalina negra é uma pedra que pode absorver energias negativas e transformá-las em inofensivas, sendo ótimas para purificar ambientes de grande circulação, por exemplo.
Para além disso, esse cristal negro também teria o poder de ajudar a limpar os pensamentos, neutralizando energias tóxicas que possam ser inspiradas interna ou externamente.
Muito usada em terapias com cristais, a turmalina também é uma pedra comum em rituais de cura, pois crê-se que ela pode canalizar energias que aumentam a vitalidade e ajudam a regular o sistema imunológico. O sistema vertebral é outro que pode se beneficiar da pedra, já que seu uso em tratamentos contra a artrite e outras disfunções ósseas, são realizados em larga escala por curandeiros espirituais.
Além de todos esses benefícios, a turmalina ainda tem suas origens ligadas à conexão com as raízes terrenas, à natureza, e ao ciclo vital que comanda todo o universo.
Como usar a turmalina negra
Há várias maneiras de usar a turmalina negra e conseguir se beneficias de suas propriedades.
A primeira e mais simples, é carregar uma pedra dessas, seja na bolsa, ou no corpo, como ornamento de joias. Esse hábito ajuda a proteger o corpo e a mente contra energias tóxicas e influências negativas.
Outra forma de usar a Turmalina é colocando-a em um ponto estratégico da casa ou de ambientes onde se passe muito tempo. Você pode acomodá-la sobre a estante da sala, por exemplo, já que esse ambiente costuma lidar com grande circulação e entrada de pessoas.
No quarto, a pedra ajuda a equilibrar e acalmar pensamentos, rendendo momentos de descanso plenos, com a mente livre .
Por fim, para quem busca propriedades de cura ou de purificação, a pedra deve ser usada durante a meditação. Para isso, basta segurá-la enquanto medita, ou ainda colocá-la sobre o corpo, especificamente sobre as áreas onde a dor ou enfermidade se encontra localizada.
Maneiras de energizar a pedra
Assim como todos os cristais energéticos, a Turmalina Negra também precisa ser purificada e energizada de tempos em tempos. Para isso, existem alguns passos a serem seguidos:
- De 15 em 15 dias, deixe suas pedras de molho em uma mistura de água com sal. Esse molho pode ser de apenas alguns minutos, e servirá para “descarregar” as energias negativas acumuladas na pedra;
- Feito isso, enxágue suas pedras em água corrente, de modo a retirar todo o sal que possa ter se acumulado;
- Em um recipiente próprio, como um prato ou travessa, queime algumas folhas de alecrim, sálvia e cedro, e deixe que a fumaça envolva as suas pedras;
- Por fim, reenergize as pedras, colocando-as diretamente sob os raios de sol, e a noite, deixe-as expostas sob a luz solar para que elas se renovem e purifiquem.
A turmalina negra pode ser encontrada com grande facilidade e, no geral, não é uma pedra de preço elevado. Vale a pena adquirir um exemplar e se beneficiar de suas propriedades.
CONFIRA Também: