Embora sonhar com morte seja sempre recebido de maneira bastante negativa por parte da pessoa, que associa o sonho a algum tipo de premonição e começa a temer pela vida da pessoa que apareceu no sonho, sonhar com a morte nem sempre tem um significado ruim.
Sonhar com morte pode ser tanto a simples manifestação do medo que o sonhador tem de perder a pessoa em questão, nesse caso, de perder o filho, quanto um indicativo de que possíveis períodos de transformação estão a caminho de sua vida, pois a morte é justamente isso: uma transformação/renovação.
Confira algumas possíveis variações do sonho envolvendo morte de filho, a seguir.
Sonhar com morte de filho: o que significa?
Como comentado, o primeiro significado do sonho pode ser um simples medo, ainda que inconsciente e natural, de perder o próprio filho. Alguns pais desenvolvem laços afetivos tão profundos com os filhos que a simples hipótese de um dia perdê-los já é aterrorizante, o que justifica o possível pesadelo. Esse tipo de sonho é mais recorrente com pais e mães superprotetores.
O medo, entretanto, pode não ser apenas da morte física do filho, podendo perder para uma morte simbólica: o sonho pode simbolizar o medo que o pai ou a mãe tem de que os filhos cresçam e deixem de ser o que são hoje, ou que se afastem, indo morar longe ou por conta de brigas familiares.
O outro significado, como comentado, é o da transformação. O sonho pode indicar a vinda de um período de renovações, o início de uma nova fase, seja na vida do pai ou da mãe que sonha, seja na vida do filho, podendo estar relacionado a um período de amadurecimento.
Sonhar que vê o filho morrendo e não consegue fazer nada
Esse tipo de sonho tem o mesmo significado citado anteriormente (o primeiro): é medo de não conseguir proteger o filho de modo a deixá-lo morrer.
Esse é um tipo de sonho bastante comum, especialmente com o agravamento da violência no Brasil e no mundo, de modo que nunca sabemos se as pessoas que amamos estão de fato seguras ou não.
Nesse contexto, sentimo-nos impotentes, e o sonho simboliza justamente essa impotência em relação a realmente conseguir proteger bem as pessoas que amamos, especialmente nossos filhos, que precisam mais do que todos de nós.
Sonhar coma morte de um filho envolvido em coisas ruins
Se o seu filho porventura está envolvido com coisas ruins, como uso de drogas, assalto, violência etc., e você está prestes a deixar de tentar consertá-lo e levá-lo para o bom caminho e, coincidentemente, tem este sonho, o significado é bastante claro: não desista, pois, toda transformação é possível.
Vê-lo morto em seu sonho não significa necessariamente que ele irá morrer, mas sim que, com o esforço devido, você conseguirá tirá-lo dessa situação e fazer com que ele renasça como uma nova pessoa. Para renascer é preciso antes morrer, e a morte, neste caso, é simbólica.
Esse tipo de sonho pode, também, mostrar a urgência da necessidade de ajudá-lo, pois sem sua ajuda, ele poderá, sim, ter o fim que você viu no sonho.
Sonhar que causa a morte do filho
Agora, se no sonho a morte do seu filho for de responsabilidade sua, o significado é um pouco diferente: ele pode indicar que você está, de alguma maneira, podando a vida de seu filho, talvez por tentar controlá-lo demais, evitando que ele cresça por conta própria e desenvolva autonomia.
Tome cuidado para não exagerar na superproteção, protegendo-o o suficiente para que não se desvie do caminho correto, mas sem privá-lo de procurar os próprios caminhos. Em algum momento ele terá que tomar decisões por conta própria e, por conta de estar acostumado a sempre ser guiado por você, talvez não saiba como proceder.