O Reiki é uma antiga prática originário do Japão, que tem como objetivo despertar a cura através de canalização energética. Nessa prática, prevalecem alguns símbolos sagrados, que, segundo a crença, são essenciais para a transmissão e aumento da energia Reiki.
Veja também:
Tarot dos Orixás; Como funciona? Entenda os significados
Os símbolos do Reiki são representados por formas em desenhos, que podem ou não possuir base geométrica. Cada um deles é vinculado a um propósito e possui vibração própria, mas todos compartilham o objetivo de alcance da cura.
A seguir nós falamos mais sobre cada um dos símbolos mais importantes do Reiki, revelando suas funções e seus significados.
Os principais símbolos do Reiki
O Reiki possui muitos símbolos aplicados à sua prática, mas em geral, quatro desses se destacam.
Em uma sessão, esses signos são usados para potencializar a energia que vai de encontro ao paciente, e eles podem ser desenhados no ar com a mão, ou apenas visualizados mentalmente pelo mestre Reiki e por quem está sendo tratado.
É importante saber que para que os símbolos realmente tenham a influência desejada nos tratamentos, eles devem ser inspirados por alguém com treinamento e realmente qualificado na prática. Se o mestre não possuir conhecimento pleno e estiver vibrando na mesma energia que os símbolos, esses perdem a sua relevância.
Dito tudo isso, conheça a seguir os quatro principais símbolos e suas funções.
Cho Ku Rei
Esse é provavelmente o símbolo Reiki mais conhecido, representado pela forma de uma espiral que simboliza o poder, o movimento e a expansão.
Esse símbolo é visualizado durante a prática com o objetivo de potencializar a energia cósmica direcionada à áreas específicas do corpo, normalmente aqueles onde existe enfermidade física ou mental.
Sei He Ki
O Sei He Ki é um símbolo sinônimo de harmonia e equilíbrio. Sua forma é difícil de descrever, mas ela representa o tratamento das emoções e da mente.
Ao visualizar esse símbolo, o mestre da sessão está em busca de equilibrar questões mentais que podem estar em desordem e por isso são causadoras de sofrimento. O Sei He Ki auxilia na higiene mental de padrões negativos, liberando para fora do organismo energias maléficas que podem ser provenientes de traumas, por exemplo.
Fisicamente falando, esse símbolo alinha os dois hemisférios cerebrais, promovendo estabilidade e clareza emocional, e auxiliando na superação de hábitos prejudiciais e possíveis vícios.
Hon Sha Ze Sho Nen
Um dos símbolos mais interessantes da prática é esse: Hon She Ze Sho Nen que representa a Conexão de uma forma cósmica.
A inspiração desse símbolo acredita que todas as energias universais, ligadas a tempo e espaço estão conectadas, e funcionam ao mesmo tempo. Assim, essa forma é utilizada para quebrar qualquer barreira de tempo existente, possibilitando o envio de força Reiki há qualquer momento entre passado, presente e futuro.
Para além disso, é esse o símbolo invocando quando a energia vital precisa ser enviada à distância, já que ele seria capaz de canalizar essa energia para o local desejado.
Dai Koo Myo
O símbolo representante da iluminação, canaliza energia curativa para o campo espiritual, inspirando sabedoria.
O Dai Ko Myo é o grande símbolo sagrado do Reiki, capaz de ampliar a energia e objetivos dos símbolos anteriores, pois possui conexão direta com o Divino, com o mestre interior que dá origem à vitalidade.
O Dai Ko Myo por vezes é reconhecido como a essência plena do Reiki, e muito além de ter interferência nos outros signos da prática, ele sozinho, auxilia a recuperação de equilíbrio físico e espiritual, grandes responsáveis pelo alcance do objetivo de cura.
E você, já conhecia todos esses símbolos do Reiki?
CONFIRA Também: