Juliana significa “jovem”, “filha de Júpiter” ou “mulher de cabelos negros”. O nome surgiu como a versão feminina do masculino Juliano, muito utilizado entre os gregos para nomear adolescentes, já que o principal significado da palavra refere-se à juventude.
Origem do nome
A origem do nome Juliana vem do latim lulianus, que quer dizer “juventude”. Há historiadores que acreditam que o surgimento tenha vindo da palavra grega iolus, a qual significa “barba rala, macia ou felpuda”, versão que fez do nome Júlio muito popular na Grécia Antiga, nomeando personalidades famosas, tal como o imperador Júlio César.
Estudiosos também consideram o significado de “filha de júpiter” para Juliana e Juliano, apesar de não haver nenhuma referência histórica para essa interpretação, no passado.
O primeiro uso da versão feminina do nome, no entanto, sucedeu-se somente no século XIII, na Inglaterra. De lá para cá, Juliana tornou-se um dos nomes mais populares no Brasil, segundo dados do Censo de nomes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de 2010.
Juliana em diferentes idiomas
Dependendo da localização, a nomenclatura pode sofrer alterações em sua fonética e gramática. Contudo, as variações não mudam o seu significado, somente representam influências do idioma em que é utilizado.
Veja, abaixo, como escrever Juliana em diferentes línguas ao redor do mundo:
- Espanhol: Juliana;
- Francês: Julienne ou Jolie;
- Italiano: Giuliana;
- Alemão: Juliane;
- Russo: Yuliana;
- Inglês: Julianne ou July.
Versões do nome
Mesmo em português, há várias formas de se escrever o nome Juliana. Entre as possíveis opções, encontram-se:
- Julie;
- Giuliana;
- Juliane;
- Juli;
- Jolie;
- Júlia.
Personalidade de quem se chama Juliana
Quem se chama Juliana costuma ser fofa e querida entre todos. Até à adolescência, costumam ser do tipo arteiras caladas. Durante a transição da infância para a juventude, é normal que desenvolvam o gosto por todos os tipos de arte e pela imaginação, principalmente se crescerem em um ambiente com estímulo para tal.
As Julianas são muito independentes, odiando dependerem dos outros para qualquer coisa que seja. Dessa forma, não é difícil tornarem-se as chefes de família ou símbolos de resistência e superação, afinal, elas realmente conseguem superar as maiores dificuldades fingindo que está tudo bem. Decerto, tanta autonomia seja um reflexo da valorização que toda Juliana tem pela liberdade individual.
Entre as principais qualidades de quem assim se chama estão perseverança, bondade e determinação. Já os defeitos que se sobressaem são indisciplina, instabilidade emocional e impulsividade.