O significado de Antônio é “de grande valor” ou “inestimável”. A popularidade do nome dá-se, em partes, por conta da aparição de personagens emblemáticos de mesmo nome na Bíblia, como Santo Antônio, o qual deu todas suas riquezas aos pobres e foi viver no deserto, a fim de buscar servir a Deus.
Em contraposição à figura do santo, o nome também ficou marcado na figura de Marco Antônio, militar e político que exerceu muita influência na Roma Antiga, ajudando Júlio César a tomar decisões e por ter tomado o controle do Egito, casando-se, posteriormente, com Cleópatra.
Origem do nome
Acredita-se que a origem do nome Antônio provém do latim Antonius, que, em tradução livre, quer dizer “digno de apreço” ou “de valor inestimável”. Outra possível origem é do grego antheos, que quer dizer “alimentado de flores” ou “sensível “.
Antônio em diferentes idiomas
Por conta da influência de Marco Antônio, a região que mais possui Antônios é a Itália e Grécia. No Brasil, o pico de registros de crianças com este nome foi entre a década de 1960 e 1970, tornando-se cada vez mais incomum a partir da década de 1990.
Abaixo, segue a tradução de como denomina-se Antônio em diferentes idiomas:
- Inglês: Antony;
- Italiano: Antoine;
- Francês: Anthony;
- Escocês: Anton;
- Alemão: Antonius.
Versões do nome
É normal ver o nome Antônio escrito de diferentes formas ou acompanhado de outros nomes. Nestes casos, o sentido permanece o mesmo, somente acrescido do significado do segundo nome, no caso de ser composto.
- Antônio Gabriel;
- Marco Antônio;
- Antônio Carlos;
- Anthony;
- Anton;
- António.
A personalidade de quem se chama Antônio
Pessoas que se chamam Antônio costumam ser muito inteligentes e dominam situações com facilidade, de modo que tendem a tornarem-se bons líderes. Além disso, são detalhistas, humildes e, por serem demasiadamente impulsivas, costumam estar sempre indo e vindo nas decisões – uma hora rico, outra pobre.
Mas, quem é de Antônio não tem medo de jogar tudo para o alto, pois não lhe falta coragem para sonhar novamente e arriscar-se em aventuras improváveis.