Antônia significa “valiosa” ou “de valor inestimável”, sendo a versão afeminada Antônio, nome que era um sobrenome muito comum na Roma Antiga.
Antônia popularizou-se séculos mais tarde, em Portugal e na França, por conta da influência de personagens da realeza de mesmo nome, como a caricata rainha Maria Antonieta (1775-1793).
Origem do nome
O nome provém do latim “Antonius“, que quer dizer “sem preço” ou “valioso”, largamente utilizado para apelidar os homens, sendo que alguns deles ficaram famosos, como Marco Antônio, o militar e braço direito do imperador Júlio César.
Estudiosos acreditam ainda que a origem do nome seja proveniente do grego “antheos”, que quer dizer “alimentado de flores”.
Antônia em diferentes idiomas
Internacionalmente, esse nome sofre variações conforme o idioma. Confira, abaixo, como se diz Antônia nas principais línguas:
- Francês: Antoinette;
- Italiano: Antonella;
- República Tcheca: Antonie;
- Inglês: Anthony;
- Alemão: Antona.
Versões do nome
No Brasil, o nome Antônia fica no 24° lugar no ranking de nomes mais populares do país, contando com mais de 590 mil registros. Por aqui, no entanto, é comum variações do nomes ou as versões compostas, abaixo:
- Tônia;
- Maria Antônia;
- Antonieta;
- Antonela.
A personalidade de quem se chama Antônia
Quem se chama Antônia é naturalmente poderosa, seja pela excelente autoestima que possui ou por conta da facilidade em influenciar os outros. Geralmente, são fortemente instruídos pelos sentidos apurados e respeitam muito a voz do coração. Tamanha sensibilidade emocional torna-as excelentes conselheiras e pessoas extremamente queridas – assim como prevê o significado de seu nome.
As pessoas que atendem por esse nome costumam ter compreensão, espontaneidade, sensibilidade e sabedoria como grandes virtudes. Já entre os defeitos estão insegurança, passividade e instabilidade emocional.