O significado de Francisca é “livre”, “libertária”, “humilde” ou “originária da frança”. O nome provém da versão masculina Francisco, utilizado desde 1280 entre ingleses e franceses – a alternativa feminina aparece no mundo a partir do século XV, quando ganhou popularidade em várias regiões da Europa.
Origem do nome
A origem do nome Francisca é do latim Franciscus, que quer dizer “livre” ou “libertário”. No entanto, há historiadores que registram o nome do Frankisk, que quer dizer “nacionalidade francesa”, em germânico. Inclusive, o nome era utilizado entre o povo germano da Idade Média como um apelido para certos tipos de machados usados nas guerras.
Francisca em diferentes idiomas
O nome Francisca não é muito comum, mundialmente falando, por isso, muitas línguas (principalmente as que derivam do eslavo) não possuem equivalentes.
Abaixo, segue como é registrado esse nome em diferentes idiomas ao redor do globo:
- Inglês: Frances;
- Francês: Françoise;
- Italiano: Francesca;
- Alemão: Franciska.
Versões do nome
- Francielle;
- Francis;
- Francesca;
- Frances;
- Fany;
- Francine;
- Fran;
- Maria Francisca;
- Ana Francisca.
A personalidade de quem se chama Francisca
Tal como o próprio significado do nome, as Franciscas costumam ser pessoas muito humildes, intuitivas, respeitosas, generosas, previsíveis e harmoniosas. Aliás, por conta dessa sensibilidade inerente que possuem, tendem a tornarem-se boas artesãs, escritoras ou artistas.
Quem se chama Francisca gosta de aproveitar ao máximo os prazeres da vida e sabe que, para conquistar os seus sonhos mais ambiciosos (que, aliás, não são muitos), precisa manter o máximo de estabilidade emocional.
Quando o assunto é se relacionar com os outros, elas estarão sempre em busca de aprovação alheia e poderão fazer de tudo para conquistá-la – até mentir ou manipular as situações a favor de si mesmas. No entanto, isso só esconde a dependência emocional que têm nos outros para conseguir alimentar o seu próprio ego.