Adriana significa “quem vem da Ádria”, “muita água” ou “aquela que é escura ou morena”. O nome surgiu a partir do feminino de Adrião ou Adriano, na segunda metade do século XII, em Portugal.
Origem do nome Adriana
A principal origem do nome Adriana vem do latim Adrianus, que significa aquele que é natural da Ádria – cidade situada ao norte da Itária, banhada pelo mar Adriático – ou da palavra latina ater, que quer dizer escuro ou preto.
Alguns estudiosos também acreditam em uma terceira vertente, dessa vez dos etruscos, que utilizavam variações de Adriana para denominar a água.
Para os povos da Europa Oriental que nomeavam com Adriana, as chances é que tenham sido mais influenciados pela Adar, nome dado ao Deus do fogo, cultuado pelos heráclidas, na Grécia Antiga.
A versão masculina de Adriana é bastante popular, uma vez que vários papas e santos levam o mesmo nome, em especial, Santo Adriano, martirizado no ano de 304 d.C.
Adriana em diferentes idiomas
O nome Adriana é mais comum em França, Espanha e países latinos, sobretudo no Brasil. No entanto, de acordo com cada nação, varia-se a grafia e a pronúncia do nome. Essas transformações, no entanto, pouco alteram o significado do nome.
Abaixo, segue a equivalência do feminino Adriana em diferentes idiomas:
- Francês: Adrien;
- Inglês: Adrianne;
- Alemão: Adriane;
- Espanhol: Adriana.
Versões do nome
A grafia e a pronúncia de Adriana podem variar muito conforme a localidade. A diferença é que, ao contrário dos principais nomes populares no Brasil, esse não é usado de modo composto, ou seja, acompanhado de um segundo nome próprio.
- Adriane;
- Ariane;
- Adriene;
- Adreane;
- Adri;
- Drica;
- Adreana.
Personalidade de quem se chama Adriana
Quem se chama Adriana costuma ser alegre, comunicativa, criativa e muito sociável, preferindo sempre o agito, apesar de ter paixão pelos afazeres domésticos.
A personalidade de Adriana é forte e costuma transmitir muita segurança emocional às pessoas de seu convívio, principalmente porque adora dar conselhos. O problema é que, às vezes, esse impulso de querer ajudar o próximo pode acabar sendo excessivo, de modo a tornar-se um pouco incisiva, insistente ou até egoísta, já que prefere ver os outros fazendo aquilo que ela quer, do que o que realmente os demais precisam.
Entre suas qualidades, destaque para simpatia, paciência, generosidade e alegria. Já os defeitos são egocentrismo, teimosia e procrastinação.