O nome “Sandra” significa “protetora da humanidade” ou “defensora do homem”. É o nome de uma mulher bastante preocupada com o bem-estar alheio e muito atenciosa, sempre almejando proteger e defender e zelar a todos, mas especialmente as pessoas mais próximas e queridas.
História e origem do nome Sandra
“Sandra” é um nome de origem italiana, sendo uma forma diminutiva especialmente do nome “Alessandra” (embora também possa ser do nome “Cassandra”, cujo sentido é praticamente o mesmo), sendo este uma variação de “Alexandra”, forma feminina de “Alexandre”, que significa “protetor da humanidade” ou “defensor do homem”. O nome Sandra, portanto, carrega esses mesmos significados, uma vez que é uma variação desses nomes.
Esses são os significados porque o nome “Alexandre” vem do grego “Aléxandros”, formado pela junção do verbo “aléxo”, que quer dizer “defender” ou “proteger”, com o vocábulo “andrós”, cujo significado é “homem”. Daí o significado, “defensor do homem” (ou “da humanidade”, uma vez que “homem”, nesse caso, não faz referência ao sexo masculino, em particular, mas sim à espécie humana, como um todo).
Celebridades com o nome Sandra
- Sandra Passarinho (jornalista brasileira);
- Sandra Bullock (atriz e produtora norte-americana);
- Sandra Bréa (atriz brasileira);
- Sandra de Sá (cantora e compositora);
- Sandra Lee (dermatologia e apresentadora americana);
- Sandra Werneck (diretora de cinema brasileira);
- Sandra Izbasa (ginasta romena);
- Sandra Itzel (cantora mexicana);
- Sandra Oh (atriz canadense);
- Sandra Pires (cantora gospel brasileira);
- Sandra Annenberg (jornalista e apresentadora brasileira);
- Sandra Dee (atriz norte-americana);
- Sandra Hess (atriz suíça);
- Sandra Kogut (cineasta brasileira);
- Sandra Leal (atriz, escritora, diretora e cantora brasileira);
- Sandra Cretu (cantora alemã);
- Sandra Negrini (atriz brasileira);
- Sandra Moreyra (jornalista brasileira).
Popularidade do nome Sandra
O nome Sandra é bastante popular no Brasil. Ocupando a posição de número 11 dentre os nomes femininos mais populares no Brasil, com cerca de 480 mil pessoas registradas com esse nome (segundo um censo do IBGE em 2010), Sandra foi um nome que começou a ganhar popularidade a partir de 1930, atingindo seu ápice em 1970, mas caindo desde então, como você pode ver no gráfico abaixo.
Formas de se escrever
O nome Sandra conta com poucas variações de escrita. Uma delas, talvez a única, é “Sandy”, sendo esta uma possibilidade de diminutivo do nome “Sandra”. Outras possibilidades são os nomes “Sá” e “Sandrinha”, sendo estes mais empregados como apelidos carinhosos.