Pedro significa “feito de rocha”, “pedra” ou “duro como pedra”. O nome é um dos mais populares em todo mundo, estando presente em diversos idiomas de variadas origens etimológicas, desde a Antiguidade. A nomenclatura é um dos preferidos entre os cristãos, devido à influência de personagens bíblicos que assim se chamam.
Origem do nome
Não se sabe ao certo em que momento da história surgiu o nome Pedro, no entanto, acredita-se que o surgimento mais próximo venha da palavra Cephas que, em aramaico, quer dizer “rochedo”.
As primeiras versões de Pedro apareceram em Portugal, durante o século IX, com uma grafia um pouco modificada: Petrus. Mais tarde, na Inglaterra do século XIV, o nome tornou-se popular sob a forma de Peter, o qual inspirou milhares de personagens em livros, contos e filmes – aliás, quem nunca assistiu “Peter Pan”, não é mesmo?
A difusão do nome próprio também tem a ver com o personagem bíblico Pedro, o qual teria sido batizado novamente por Jesus, que mudou o seu nome original de “Simão” para “Pedro de Jesus”, para marcar o renascimento do homem. Conforme indica o livro religioso, o apóstolo pode ser considerado o primeiro papa da história.
Desde a morte do apóstolo, crucificado de cabeça para baixo em 64 d.C, o nome Pedro tornou-se símbolo de inspiração e resistência entre os cristãos. Tamanha admiração é fortemente percebida na Igreja Católica, que usa o nome próprio em mais de 200 santos.
Pedro em diferentes idiomas
Dependendo da localidade, o nome pode sofrer variações na grafia e fonética. Veja, abaixo, como se escreve Pedro em diferentes idiomas:
- Espanhol: Pedro;
- Inglês: Peter;
- Francês: Pierre;
- Italiano: Pietro;
- Alemão: Peter.
Versões do nome
Nos países de língua latina, é comum que Pedro faça parte de nomes compostos. Nesses casos, o significado não muda, somente é acrescentado da simbologia do segundo nome que o acompanha.
Alguns nomes relacionados a Pedro que mantêm o mesmo significado são:
- Pietro;
- João Pedro;
- Pedro Henrique;
- Peter;
- Pedro Miguel;
- Pedro Lucas;
- Peterson;
- Petrus;
- Petra;
- José Pedro.
Personalidade de quem se chama Pedro
A principal característica de quem se chama Pedro é a simplicidade e humildade, afinal, a maior parte de quem leva esse nome tem poucas ambições na vida, preferindo dedicar o seu tempo livre para a família, os estudos e a realização espiritual.
Entre os Pedros, lutar para ultrapassar os próprios limites é quase uma virtude, mas apesar da necessidade permanente de aprimoramento, não são pessoas competitivas. Na verdade, quem assim se chama, dificilmente dá bola para os fatos que acontecem fora do seu ambiente fechado de familiares e amigos, de modo que somente tomam posicionamento quando o assunto lhe diz respeito.
Os pontos positivos que se destacam na personalidade de Pedro são coragem, disciplina, honestidade e estabilidade emocional. Já em relação aos desafios, os mais característicos são rigidez, pragmatismo e inflexibilidade.