A Pedra-Sabão, também conhecida como Esteatito ou Pedra Talco, é uma das pedras mais versáteis do mundo e pode ser utilizada para diversas finalidades.
A historicidade do uso dessa rocha pode ser mapeada até milhares de anos antes de Cristo e em variados locais do mundo. Os Vikings, por exemplo, usavam a pedra-sabão para confeccionar utensílios e objetos para uso próprio e também para vendas exteriores.
Da mesma forma, diversas tribos das Américas faziam uso do material para produzir artigos que eram utilizados em seus rituais de purificação, como cachimbos e recipientes para a queima de ervas.
Sendo um tipo de rocha facilmente moldável e resistente, a pedra-sabão é utilizada para fazer esculturas e construções. Além disso, sua facilidade em reter e distribuir o calor, faz dela um dos melhores materiais para confeccionar panelas e outras ferramentas de uso culinário.
Amplamente encontrada em Minas Gerais, no estado ela é utilizada para fazer artesanatos como objetos de decoração, pilão de sais e ervas, canecas e as já citadas, panelas.
Uma das esculturas mais famosas do mundo que foi feita com pedra-sabão, é o Cristo Redentor localizado no Rio de Janeiro. O material foi escolhido para revestir a obra por conta da sua alta resistências aos radicais livre e também as variações de temperatura.
Características da Pedra-Sabão
A pedra-sabão é um tipo de rocha de textura macia e bastante escorregadia, característica, aliás, que lhe rendeu o nome.
Seu outro nome de “pedra talco” lhe foi dado, pois esse é um dos principais minerais presentes em sua composição. Em alguns exemplares, é até possível visualizar uma fina camada desse talco (esteatita) sobre a rocha.
A pedra pode ter cores variando do cinza até o verde e a maleabilidade de sua superfície depende da temperatura e pressão feita sobre ela.
Tem excelente condução térmica, como já dito antes, e por isso é um material muito utilizado na construção de lareiras. Além disso, as panelas construídas com o material são naturalmente antiaderentes, o que pode tornar os alimentos cozidos nela mais saudáveis visto a não necessidade do uso de gorduras.
Propriedades energéticas e místicas da Pedra-Sabão
O uso da pedra-sabão como rocha ou cristais de energia é pouco conhecido. Apesar disso, essas pedras são bastante utilizadas em sessões de massagens relaxantes graças, novamente, a sua capacidade de retensão e condução de calor.
Do viés místico relacionado a saúde, acredita-se que a pedra-sabão pode fortalecer o coração e agir na regularização da tireoide e do sistema endócrino em geral.
Leia também
- Pedras para proteção: Quais as melhores para proteger você e sua família
- Oráculo da Noite: Como funciona? Todos os significados
Como conservar esse tipo de pedra
Tanto a pedra em si, quanto os objetos como esculturas ou panelas feitos a partir dela, tem uma maneira correta para ser conservados. Esses pequenos cuidados garantiram a durabilidade e aspecto sempre bonito do material.
Em relação aos objetos utilizados para cozinhar ou que por um motivo ou outro serão levados ao fogo, antes de utilizá-los pela primeira vez é importante seguir o cronograma a seguir:
- A peça precisa ser lavada com água salgada e secada em seguida.
- É importante untar as panelas com óleo vegetal e aguardar 24 horas para então poder utilizá-la.
- É preciso aquece-la por igual e só então começar a cozinhar.
Quando for limpar os objetos utilizados na cozinha, aconselha-se que se aguarde o esfriamento completo do material antes de colocá-lo sobre a água fria. Para higienizá-lo são utilizados apenas água com vinagre ou água com limão.
É importante nunca utilizar sabão, detergente ou outros produtos químicos para limpar os utensílios de cozinha feito de pedra-sabão. Isso porque, por ser uma superfície mineral, pode acontecer a absorção desses produtos e a transferência para os alimentos em um uso posterior.
Onde encontrar a pedra-sabão?
A pedra-sabão e seus derivados não são muito difíceis de serem encontrados no Brasil. Diversas casas de artesanato e até lojas específicas de materiais para cozinha, comercializam produtos feitos do material.
Para quem está de viagem marcada para o estado de Minas Gerais, por exemplo, consegue encontrar facilmente artesanatos e outras mercadorias fabricadas com a pedra.
Veja também: Pedra São Tomé: O que significa? Saiba como usar