Mantra nada mais é do que um instrumento para conduzir a mente e pode ser uma música, um rezo, uma poesia… enfim, diferentes vocalizações que tenham certa repetição capaz de conduzir a mente para a concentração de um aspecto ou energia. A história traz que os mantras se originaram no hinduísmo e logo foram adotados também pelo budismo,jainismo e tantrismo.
Ao longo dos anos, os ocidentais tiveram contato com os mantras e passaram a estudá-los e também a reproduzi-los de diferentes formas. Alguns dos estudo concluíram coisas interessantes, como o de Blofeld, que notou não ser necessário saber o significado das palavras ditas para chegar na frequência desejada.
Quando você for fazer um mantra, é imprescindível que você se conecte com a sua própria energia e também com a energia da criação e do seu ou seus deuses. Portanto, procure um local tranquilo para fazer o mantra.
1 – Gayatri Mantra
O Gayatri mantra é amplamente citado em textos védicos e pós-védicos, como as listagens de mantras da liturgia Śrauta e textos hindus clássicos como o Bhagavad Gita, Harivamsa e Manusmṛti. O mantra era uma parte importante da cerimônia upanayana para jovens do sexo masculino no hinduísmo e com o tempo foi se abrindo para todas as pessoa, com isso, ganhou a população de forma ampla e hoje em dia é considerado um dos mantras védicos mais poderosos.
2 – Om Namah Shivaya
O Om Namah Shivaya é um mantra criado em homenagem à Shiva, sua tradução é “Om, inclino-me perante Shiva” ou então “Om, inclino-me perante o meu divino Ser anterior”. É um mantra muito popular, pois é utilizado na Yoga, prática muito difundida no Brasil. As pessoas que praticam este mantra afirmam que trata-se de um mantra muito poderoso para efeitos curativos e relaxantes.
3 – Om mani padme hūm
O Om mani padme hūm é um dos mantras mais famosos do budismo. Trata-se de um mantra de apenas 6 sílabas que são de origem indiana e de lá foi para o Tibete. Este mantra tem associação ao deus Shadakshari (Avalokiteshvara) e, portanto, tem relação com o Dalai Lama, que é a emanação de Avalokiteshvara, portanto, este mantra é entoado, especialmente pelos budistas tibetanos.
4 – O-daimoku
O O-daimoku é um mantra derivado do budismo de Nitiren, uma escola budista que segue o ensinamento de Nichiren Daishonin, um monge budista que viveu no Japão e ganhou muita popularidade por lá no século XIII. Esta prática também é chamada de Shodai e é reconhecida como uma forma de eliminar as energias negativas e o karm negativo acumulado.
5 – Hare Krishna
O Hare Krishna é um mantra que tem origem no sânscrito “astunubh”, normalmente sua entoação é a repetição destas palavras em determinada ordem: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare. Este é um mantra muito famoso e popular e, por conta disso, também é chamado de Grande Mantra. A sua origem é na Índia durante a idade média e no século XVI ganha popularidade graças a Caitanya Mahaprabhu que o levou por toda a Índia, independente do segmento religioso.
6 – Ho’oponopono
O Ho’oponopono é um mantra de origem havaiana desenvolvido como uma oração para a cura e também para afastar as energias negativas que circulam as pessoas. É, portanto, um mantra conhecido como um elo estreito consigo mesmo para a cura de feridas da alma. Seu significado é “eu sinto muito, me perdoe, eu te amo e sou grato”.
7 – Aap Sahai Hoa Sachay Daa Sacha Doa, Har Har Har
O Aap Sahai Hoa Sachay Daa Sacha Doa, Har Har Har é um mantra que está relacionado ao criador e expressa esta poderosa conexão com o supremo existente dentro de cada um de si. Este mantra foi escrito pelo Guru Arjan Dev Ji, que é o 5º Guru dos Sikhs. Sikhs é uma religião monoteísta fundada no final do século 15 por Punjab por Guru Nanak. Na história, é determinada como a religião que é resultado do sincretismo entre elementos do hinduísmo, do sofismo e do islamismo.
8 – Om Gam Ganapataye Namaha
O Om Gam Ganapataye Namaha é um mantra destinado a Ganesha, uma força divina que ajuda a abris os caminhos e também a criarmos uma conexão com nós mesmos. O significado de Om Gam Ganapataye Namaha é “eu te saúdo, saúdo aqueles que movem obstáculos”. Trata-se de um mantra muito indicado para abrir o caminho e seguir em frente, atuando como protagonista da sua própria vida.
Ao chamar o deus Ganesha, você está pedindo para a força divina te ajudar a abrir o caminho para seguir em frente. Tudo que bloqueia sua passagem será ultrapassado com mais facilidade, porque o mantra encherá seu coração de coragem.