A Umbanda é uma religião brasileira que sintetiza elementos de movimentos religiosos como o Candomblé, o Catolicismo e o Espiritismo. A palavra Umbanda é originada da língua quimbunda de Angola, e é representada por santos, entidades, caboclos, orixás, entregando uma variedade de nomes diferentes
Devido ser uma mistura entre vários movimentos religiosos, é notável que dentro da Umbanda existem uma diversidade de nomes africanos, indígenas, ciganos, entre outros. A grande maioria dos nomes que serão abordados aqui, não são batizados em crianças. Entretanto há uma curiosidade em saber quais os significados dos nomes masculinos que estão presentes na Umbanda. Acompanhe a seguir:
1 – Aganju
Provavelmente este seja o nome africano que serviu de inspiração para o surgimento do Candomblé e da Umbanda no Brasil. Aganju significa terra firme, e na estória é filho de Ododua (terra) com Obatalá (céu) e irmão de Yemanja.
2 – Oxalá
É o mais importante dos orixás da Umbanda, sendo considerado o criador dos seres humanos. Ele é simbolizado por uma estrela de cinco pontas e é o representante da fé e da paz, sendo símbolo da bondade, amor, positividade e pureza individual.
3 – Ogum
Representante das batalhas da vida, é conhecido como o orixá guerreiro. Para a Umbanda ele é o representante da proteção no plano espiritual e na terra. É considerado o mantenedor da lei e da ordem, sendo para seus seguidores, seu defensor das perseguições espirituais e também materiais.
4 – Oxossi
É um orixá que proporciona coragem e segurança. É considerado o protetor dos animais. É defensor daqueles que pedem sua guarda. Aqueles que dizem ser seus filhos, geralmente são pessoas mais fechadas e reservadas, entretanto acabam sendo amigos muito fiéis.
5 – Xangô
É considerado o orixá que representante da sabedoria e da justiça, sendo muito requisitado por aqueles que querem soluções para seus assuntos pendentes. Este é o orixá que garante a lei do retorno.
6 – Araribóia
É considerado um caboclo de Ogum no Candomblé. Araribóia é o nome de um chefe de uma tribo indígena que ajudou os portugueses na conquista da baía de Guanabara, e por ajudar, ele foi recompensado por um pedaço de terra que hoje é atualmente Niterói no Rio de Janeiro. Na Umbanda não poderia ser diferente, sendo uma entidade guerreira, capaz de passar por cima das dificuldades.
7 – Tibiriçá
Esta figura teve papel destacado na fundação da cidade de São Paulo. Um dos primeiros líderes indígenas reconhecidos na colonização portuguesa, serviu como aliado, protegendo os colonizadores do ataque de outras tribos. Para Umbanda, também é considerado um caboclo com viés guerreiro.
8 – Ramon
Os nomes ciganos, como o de Ramon, estão presentes na Umbanda, agindo e transformando as pessoas através da alegria. Ele zela pelo bem estar dos homens da comunidade, em especial a comerciantes e chefes de famílias.
9 – Ramires
Também é um dos ciganos da Umbanda, que ficou conhecido por uma história de superação de vida, sobrevivendo a uma tragédia que matou sua família, onde somente ele ficou vivo e sem nenhum arranhão. Na Umbanda ele é considerado um intermediador da cura para os doentes.
10 – Vladimir
Para os umbandistas, ele é considerado o protetor do trabalho e o que ajuda nos momentos em que as pessoas estão desempregadas. De nome cigano, Vladimir é considerado bondoso e amante da vida boa.
11 – Onã
É considerado um Exu tanto na Umbanda quanto no Candomblé, sendo considerado o guardião das porteiras e das entradas.
12 – Ossain
É considerado o Orixá da cura e tem conhecimento sobre plantas milagrosas. Por ter este tipo de poder é considerado um orixá que protege a saúde e ajuda aqueles que pretendem levar uma vida saudável.
13 – Oxumaré
Representante da riqueza e da fortuna, com um viés de transformação, Oxumaré um orixá na Umbanda. Para quem é considerado filho dele, é ele quem rege os variados caminhos a seguir e os mais variados destinos da vida da pessoa.
14 – Sandro
Um nome cigano de origem argentina. Após uma desilusão amorosa, passou a beber muito. Mesmo não superando totalmente a decepção que passou na vida, assumiu a liderança do acampamento em que vivia, mas nunca largou a bebida, morrendo vítima de cirrose. Para os umbandistas ele é considerado protetor dos marginalizados e pessoas que estão sendo ameaçadas.
15 – Juan
Mais um nome cigano no meio da Umbanda, Juan é considerado vaidoso e simpático, e prega fé e lealdade. É considerado pelos umbandistas um incentivador do estudo e do trabalho, mas não muito preocupado com assuntos financeiros.