Com uma infinidade de nomes, a tarefa é árdua: definir o nome que o seu filho irá carregar para o resto da vida pode trazer boas histórias e expectativas. Com tantas influências familiares e culturais, a responsabilidade da escolha é grande. No fim, o gosto pessoal também é levado em consideração.

Apesar de difícil, optar por um nome para o seu bebê pode ser algo divertido, quando se descobre que cada um possui um significado interessante e que pode fazer uma baita diferença no momento de decisão.

Por exemplo, para nomes masculinos que iniciam com a letra C, a popularidade ficou entre Cauã e Caleb, mas nomes tradicionais não ficam de fora: Caio, Caíque e Carlos são outras alternativas muito legais para o seu filho.

Significado dos principais nomes masculinos com letra C

Veja os nomes masculinos mais utilizados, que começam com a letra C, e seus respectivos significados! Assim, fica mais fácil decidir qual é o melhor nome para seu futuro bebê:

Carlos

Nomes Masculinos com C: dos mais populares, aos mais ousadosCarlos é um nome de origem no germânico karl, de charal, que significa “homem, marido, amante”. Alguns estudiosos fazem relação de Carlos com o termo hari, que quer dizer “exército, guerreiro”.

Assim, Carlos é considerado um nome que designa “homem”, “guerreiro” ou “homem do povo”.

Esta designação também foi muito usada por reis e imperadores em países da Europa. No Brasil, além da versão masculina, é ainda bastante popular o feminino de Carlos, Carla.

Caio

Caio significa “alegre”, “contente” ou “feliz”. Esse tem origem no Latim caius ou gaius, que significa “gralha”, mas é muito associado a gavius, de gaudere, que é o verbo latino de significado “regozijar-se”.

Por curiosidade, a semelhança de Caio com “Gaio” aparece também em “gajo”, em Portugal, ou “guy”, na língua inglesa, em que ambos significam “homem, indivíduo do sexo masculino”.

No Brasil, ainda encontra-se a versão Kaio, com a letra “k”, mas não é tão popular como com a letra “c”.

Caíque

Caíque é uma palavra do Tupi, que significa “ave aquática” ou, de maneira mais extensa, “aquele que desliza sobre as águas”.

Ou seja, Caíque é um nome exclusivamente brasileiro e carrega um pouco da cultura e da própria habilidade indígena de uma das principais tribos que já existiram no Brasil.

Caíque determina uma embarcação típica na Turquia, além de ser um tipo de papagaio que existe nas florestas da América do Sul.

Cauã

Não há exatidão sobre a origem do nome Cauã, mas muitos acreditam que ele também se origine do Tupi, da palavra kauã, que significa “gavião, falcão”.

Para essa tribo, kauã designava todas as aves de rapina da família do falcão. Segundo eles, se o falcão cantasse sobre a tribo durante a manhã era sinal de alerta e que alguém da comunidade iria morrer pela parte da tarde.

No Brasil, Cauã tem várias variações, como é o caso de Kauã, Cauan e Kauan (este último é diferente,  tem uma ideia de “longo, comprido”).

A adoção deste nome tornou-se popular graças ao ator Cauã Reymond.

Caleb

Caleb é um nome bíblico, que significa “cão” ou “cachorro”. Não há uma origem certa, mas é frequentemente apontado como kelebh, com mesmo significado, vindo do hebraico.

Pode ser também devido ao totem da tribo que o personagem pertencia, que era justamente de um cão.

Na Bíblia, Caleb é descrito como um dos espiões enviados por Moisés para Canaã, a “Terra Prometida”, cuja personalidade era repleta de força e vitalidade.

César

César é um nome forte, que significa “imperador, rei”, pois deriva de Caius Julius Caesar, imperador romano – este nome, por outro lado, vem do latim caesaries, que quer dizer “cabeleira”.

O nome César até hoje é atribuído à ideia de governante, oferecendo sensação de nobreza, sendo que, no Brasil, é possível encontrar a versão Cézar (com “z”).

Cláudio

O nome Cláudio significa “coxo” ou “manco”. Sua origem é do latim claudius, com mesmo significado, que vem do verbo claudicare, e quer dizer “mancar”.

Conforme especialistas em Etimologia, Claudius seria o nome de uma família romana bastante conhecida e que gerou muitos imperadores. Por isso, no contexto histórico do nome Cláudio é um legado do Império Romano.

Cláudia é a versão feminina para Cláudio.

Cristiano

Cristiano tem um significado bem preciso: “cristão”, do grego khristos, que significa “o ungido”, uma tradução do Hebraico mashiah, do verbo mashah, que quer dizer “untar, ungir”.

É possível encontrar a versão Christiano também, enquanto que no feminino adota-se o nome Cristiana.

Cristian

Cristian tem a mesma origem que Cristiano, que significa “cristão”, “ungido por Cristo”, “consagrado a Cristo” ou “seguidor de Cristo”.

Quem adota esse nome mostra que tem bastante fé e entende qual é o sentido de ser cristão, bem como suas virtudes.

Cristina é a versão feminina do nome Cristian, sendo possível encontrar, no Brasil, o nome com grafia diferente, como Chrystian.

Cássio

Cássio é um nome de família romana e tem sua origem no latim Cassius, que se deriva de cassis, e quer dizer “elmo de metal”.

Por sua versão feminina ser Cássia, o nome Cássio pode ter também origem no hebraico kiddah ou quetziáh, uma madeira aromática, usada na fabricação de perfumes. Dessa forma, Cássio tem o significado de “perfume, fragrância”.

Cassiano é uma variação usada e que tem a mesma origem.

Cléber

A opção Cléber é de origem germânica, de kleben, que significa “colar, fazer aderir”. Por isso, Cléber é usado para descrever o “colador de cartazes”, profissão que servia para distinguir pessoas quando ainda não era usual a utilização de sobrenomes.

No Brasil, Cléber é um nome bem popular, principalmente entre os jogadores de futebol – até com a letra “k”, tornando-se Kléber.

Cândido

Significa “branco brilhante”, pois vem do latim candidus. O nome ainda pode ser “radiante”, “inocente”, “ingênuo”, “puro” ou “resplandecente”.

Cândida é a alternativa feminina para esse nome, surgido em 1898, na Inglaterra, a partir de personagem e também título da peça Candida, do dramaturgo irlandês George Bernard Shaw.