Poucos sabem, mas no Brasil o número de homens registrados com nomes indígenas é grande. Não é para menos, afinal, essa população faz parte da história do país e seus costumes se difundiram com o passar do tempo.
No entanto, quais seriam os nomes indígenas masculinos mais comuns? Abaixo, apresentamos os 15 principais. Veja e saiba quais são eles, bem como suas origens e histórias.
1. Kauê
Trata-se de um nome que significa “gavião” em Tupi-Guarani. Também se acredita que se seja uma derivação da palavra cauê, que quer dizer “salve” ou ainda “homem bondoso”. É um nome popular desde os jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro, cujo mascote (boneco com forma de sol) se chamava Kauê. Possui a variação escrita Cauê.
2. Moacir
Vem do Tupi e significa “magoado”, “dolorido”, “aquele que vem da dor” ou “o que faz doer”. Curiosamente, é um dos nomes indígenas mais populares no Brasil e tem a variação escrita Moacyr.
3. Kayke
Nome Tupi que quer dizer “aquele que desliza sobre a água” ou “ave aquática”. Tornou-se especialmente popular a partir da década de 1990, na parte sudeste do país. Apresenta as variações escritas Kaike, Caíque e Caike.
4. Ubirajara
Originário do Tupi, Ubirajara significa “senhor da lança”. Esse era o nome dado pelos índios para o bom guerreiro e caçador. Trata-se de um nome conhecido por conta do romance homônimo de José de Alencar, publicado no século XIX. Pode ser encontrado na variação escrita Ubyrajara.
Quer fugir dos nomes mais comuns? Veja aqui as tendências de nomes de meninos para 2020!
5. Raoni
Nome Tupi que significa “chefe”, “grande guerreiro” ou “onça”. Ganhou maior projeção por conta de Raoni Metuktire, líder caiapó que lutou pelo fim do desmatamento da Amazônia e ajudou a fundar o Parque Indígena de Xingu. Possui as variações escritas Raone e Raony.
6. Ubiratan
No Tupi, Ubiratan significa “lança dura”, “madeira forte” ou “tacape forte”. O nome era dado para a árvore que tinha madeira resistente, inclusive para o índio que era valente. Pode apresentar as variações escritas Ubiratã e Ubiratam.
7. Rudá
Nome pertencente ao Tupi, Rudá significa “divindade do amor”. Foi o nome eleito por Patrícia Galvão e Oswald de Andrade, dois grandes nomes do modernismo brasileiro, para seu filho. O nome apresenta somente a variação escrita Ruda.
8. Jandir
Possui origem Tupi e quer dizer “abelha de mel”, “homem agradável” ou “homem harmonioso”. Esse era um nome bastante popular na década de 1960, embora ainda seja adotado atualmente. Sua variação escrita é Jandyr, Jandi e Jandy.
9. Guaraci
Vem do Tupi coaracy, que quer dizer “sol”. Outras interpretações para a palavra são “mãe do dia” e “mãe da claridade”. Curiosamente, é um nome unissex, no entanto sua popularidade sempre predominou entre os homens. Apresenta a variação escrita Guaracy.
10. Ubiraci
Nome de origem Tupi que significa “boa madeira” ou “árvore de boa madeira”. Ganhou maior fama a partir da década de 1960 e também pode ser encontrado na variação escrita Ubiracy.
Qual o significado do nome Antônio? Veja aqui!
11. Porã
É originário do Tupi-Guarani e tem significado simples e curto: quer dizer “bonito”. Curiosamente, é utilizado em Ponta Porã, município do Mato Grosso do Sul que é divisa com o Paraguai. O nome pode ser encontrado na variação escrita Poran.
12. Piatã
Quer dizer “pé duro”, “homem forte” ou “pedra dura”. Vem do Tupi e o nome possui maior incidência em regiões como o Norte e Nordeste. É encontrado na variação escrita Piatam e Piatan.
13. Ubirani
Nome Tupi que significa “delicadeza” ou “tenacidade”. Sua popularidade era especialmente maior no período de 1960 a 1980, apesar de ainda existir registros com esse nome. Pode apresentar a variação escrita Ubirany, que é menos recorrente.
14. Grajaú
O nome Grajaú vem do Tupi e significa “rio dos Carajás”, uma tribo indígena que vive próxima ao rio Araguaia. Além de ser adotado para pessoas, o nome também é utilizado para designar municípios em São Paulo e no Maranhão. É encontrado na variação escrita sem acento agudo: Grajau.
15 nomes árabes para fugir do óbvio: veja aqui quais são eles!
15. Iberê
Originário do Tupi, o nome Iberê quer dizer “rio rasteiro” ou “rio que se arrasta”. É derivado e considerado uma forma carinhosa de Itiberê, também do Tupi. O nome conquistou fama e os pais por ter uma sonoridade agradável. Sua outra característica é ter apenas uma variação escrita: Eberê.