Na hora de escolher os nomes para um bebê do sexo feminino, muitos pais ficam preocupados com o significado de sua escolha ou, até mesmo, buscam as origens para entender o que aquele nome significa e a relação do nome com o que esperam de sua futura filha.
A maioria dos significados é bastante curiosa e tem origens incríveis por trás deles. Veja aqui os principais nomes de meninas com a letra O e descubra o que eles significam. O seu pode estar na lista!
Ohana
Significa família ou dom da graça de Deus. É um nome muito bonito e teve origem nas línguas indígenas do Havaí. Remete à família na maneira mais completa que o termo poderia significar. Ele não abrange apenas pessoas com laços sanguíneos, mais todas aquelas ligadas pelo amor, convívio e amizade.
Olívia
É o mesmo que azeitona. Teve sua origem na língua espanhola e remete diretamente à planta. No início, estava ligado às pessoas que faziam o cultivo de oliveiras. A primeira vez que foi utilizado como nome próprio foi em uma obra de Willian Shakespeare, na comédia “Noite dos Reis”, no ano de 1602.
Olga
Alguém consagrado à Deus, uma santa ou sublime. Aponta para uma mulher bastante virtuosa, digna, respeitosa, bondosa e bela. Destacou-se na Rússia, no século IX, com a Santa Olga. Ela converteu-se ao cristianismo e espalhou a palavra de Deus após ter vingado a morte do príncipe Igor de Kiev, seu marido.
Odete
É uma mulher rica, com virtudes e cheia de bens. Pode ser o feminino e diminutivo de Otão, com origem germânica. O nome refere-se a uma mulher com muitos bens, não exclusivamente às coisas materiais, mas sim, às virtudes e às qualidades em sua personalidade.
Ofélia
É uma mulher que ajuda e socorre aos outros. Sua origem vem do grego Ophéleis, com o significado literal de ajuda e socorro. Surgiu na Inglaterra e foi usado pelo escritor Willian Shakespeare. Na tragédia Hamlet feita pelo escritor, Ofélia é amante do Príncipe de mesmo nome – Hamlet.