Os nomes alemães se espalharam pelo mundo todo. Entre os mais populares estão Wagner e Walter. Entretanto, as origens dos nomes próprios mais usados na Alemanha nem sempre provém da língua germânica. Os nomes masculinos mais populares, por exemplo, surgem a partir da baixa idade média – quando foram adotados padrões de nomes que ajudassem a identificar o que o pai de família fazia, qual o local de seu nascimento ou filiação.
Os sobrenomes alemães costumavam ser a referência de filiação ou território. Aqui são muito comuns terminações em “son”, que quer dizer filho” e “sen”, que quer dizer filho em alemão.
Já em relação aos nomes próprios, as tradições conservam finais em “Sulzbach” que quer dizer vilarejo” ou elementos naturais como “bach” que quer dizer córrego da árvore, por exemplo.
De lá para cá as tradições familiares se encarregaram de conservar o significado desses nomes próprios que ainda identificam muitos meninos em vários lugares do mundo. No Brasil, essa estatística é revelada pelo IBGE Nomes. A partir dele, descobre-se que a imigração alemã tem profunda influência no país verde-amarelo, o que vai se mostrar também na lista de registro civil para além da cultura eminente.
Para quem quer buscar a origem de seu nome próprio ou buscar inspiração nas terras alemãs para escolher o nome do filho aqui segue uma lista completa dos 15 nomes alemães masculinos mais populares e seus significados.
1. Vagner
O nome Vagner vem do alemão “Waganari”, nome dado aos trabalhadores envolvidos com transporte de mercadoria e com a construção de vagões ou carroças. O sentido do nome, portanto, é “construtor de carroças/vagões” ou “transportador”.
O nome Vagner ficou popularmente conhecido por ser sobrenome de Wilhelm Richard Wagner, maestro, compositor e diretor de teatro alemão, considerado um dos principais nomes do romantismo alemão. Por isso, o nome também é frequentemente grafado com “w”.
2. Adler
O nome “Adler”,podendo ser gravado como “Hadler”, significa literalmente “águia” em alemão. A águia é bastante simbólica para os alemães, sendo inclusive o símbolo oficial do Imperador Romano-Germânico do antigo Sacro Império Romano-Germânico. Por isso, o nome também pode significar “heroico”, “vitorioso” ou, também, “heroico/vitorioso como uma águia”.
3. Henrique
Henrique vem do alemão “Haimirich”, “Heimerich” ou “Heimerich”, sendo a junção de “haimaz”, que significa “casa”, com “rik” ou “rich”, variação de “rīkijaz”, que significa “nobre”, “poderoso”, “rei” ou “rico”. O significado, portanto, é “soberano da casa/pátria”. Popularizou-se especialmente pela variação inglesa, “Henry”, sendo o nome de vários soberanos ingleses e bastante popular na Inglaterra.
4. Frederico
Frederico tem origem do alemão “Friedrich” ou “Fridurih”, junção de “frid”, que significa “paz”, e de “rich”, que como vimos significa “rei”, “rico”, “poderoso” etc. O significado do nome, portanto, é “rei da paz”.
Popularizou-se especialmente por ter sido o nome do filosofo Friedrich Nietzsche e dos economistas Friedrich Hayek e Friedrich Engels.
5. Lins
Embora seja usado mais como sobrenome, Lins é uma variação do alemão “Linse”, que significa “lentilhas”. O nome foi usado por muito tempo como um apelido para aquele que trabalhavam com lentilhas, embora também signifique “habitante de Lins”, cidade situada na Áustria.
6. Wolfgang
Wolfgang tem origem alemão, sendo a junção de “Wolf”, que significa “lobo”, com “gang”, que significa “trajeto” ou “curso”, no sentido de viagem/percurso. O significado, portanto, é “trajeto do lobo” ou, metaforicamente, “a trajetória do guerreiro”.
Ficou conhecido especialmente por ter sido o primeiro nome do famoso compositor Wolfgang Amadeus Mozart.
👉Veja aqui 15 nomes masculinos franceses para se inspirar! 👶
7. Francisco
Francisco vem do latim “Franciscus”, que por sua vez vem do alemão, sendo a junção de “Frank”, que significa “franco”, indivíduo da antiga tribo dos Francos, que habitam as regiões que hoje pertencem à França e a parte da Alemanha,com “isk”, sufixo que indica nacionalidade. O significado, portanto, é algo como “franco” ou “do reino dos Francos”.
8. Hugo
Hugo vem do alemão, significado algo como “mente”. O nome pode ser tanto usado como primeiro nome quanto como sobrenome.
Uma das figuras mais famosas com esse nome é Victor Hugo, importante escritor e poeta francês.
9. Fernando
Fernando vem do alemão “Ferdinand” ou “Fredenando”, sendo a junção de uma variação de “frieden”, que significa “paz”, ou “fardiz”, que significa “jornada”, com “nanpaz” ou “nanthjan”, que podem significar “coragem” ou “risco”. O significado, portanto, é algo como “o que tem coragem para atingir a paz” ou “aventureiro corajoso”.
10. Guilherme
Guilherme tem origem do alemão “Willahelm”, que é a junção de “will”, “vilja” ou “wailja”, que significam “vontade” ou “desejo” e de “helm” ou “hilms”, que quer dizer “proteção” ou “capacete”. O sentido, portanto, é algo como “aquele que tem vontade de proteger” ou “protetor corajoso”.
Foi o nome de diversos reis ingleses, inclusive de Guilherme I, O Conquistador, antigo Duque da Normandia, responsável pela conquista normanda da Inglaterra.
11. Bruno
O nome Bruno vem do alemão, podendo tanto significar “armadura” ou “proteção” quanto “marrom”, uma vez que ambos derivam de “brun”. O significado, portanto, é um pouco vago.
É um nome bastante popular, especialmente no Brasil. Foi o sobrenome de Giordano Bruno, filósofo morto durante a Santa Inquisição por se recusar a negar seus princípios científicos.
Veja aqui 15 nomes japoneses masculinos para se inspirar!📑
12. Carlos
Carlos vem do alemão antigo “Karlaz”, cujo significado é literalmente “homem livre”. O nome, portanto, é autoexplicativo!
É outro nome bastante popular, inclusive dentre reis e imperadores de diversas nacionalidades, como austríacos, suecos e noruegueses. Também foi o primeiro nome do filósofo, economista e historiador Karl Marx.
13. Leonardo
Leonardo vem do alemão antigo “Leonhard”, junção de “levon”, que significa “leão”, com “hardu”, que significa “bravo” ou “resistente”. O significado, portanto, é algo como “bravo/valente como um leão”.
O nome se popularizou especialmente por ter sido o primeiro nome do artista renascentista Leonardo da Vinci.
14. Luiz
Luiz é a forma espanhola do alemão “Hiudowig” ou “Chlodovech”, sendo a junção de “hiūd”, que significa “famoso”, com “wīg” que significa “guerreiro”. O sentido, portanto, é algo como “guerreiro famoso” ou “famoso na guerra”.
15. Rodrigo
Rodrigo vem do alemão “Hrodric”, tendo chegado ao português por meio da forma latina, “Rodericus”. O nome é a junção, do alemão antigo, de “hruot”, que significa “fama”, com “rik”, que como vimos significa “rei”, “governante” etc. O significado é algo como “governante famoso”.
Os 15 nomes alemães masculinos mais populares
Compartilhe a imagem abaixo com os 15 nomes alemães mais populares e ajude a divulgar um pouquinho da tradição germânica no ocidente!