Popular em vários países e frequentemente escolhido pelos pais para batizar suas sonhadas e amadas filhas, o nome feminino Jéssica significa aquela que vê e observa.
No entanto, ainda que sua sutileza e charme não sejam questionados, esse nome divide opiniões quanto a sua real origem, pois enquanto alguns acreditam ser derivado da palavra hebraica Yiskah, outros dizem ter surgido a partir do termo inglês Jesca ou Jescha.
História e origem do nome Jéssica
Ainda que a criança não tenha a possibilidade de escolher o seu próprio nome, basta crescer um pouco para que a curiosidade apareça e pesquisas sobre a origem do nome escolhido por seus pais sejam iniciadas.
Cá entre nós, você também já ficou curioso (a) sobre o significado do nome que carrega desde quando foi batizado (a), não já? Bom, se a sua resposta for sim e o seu desejo for descobri mais um pouco sobre o nome Jéssica, continue a leitura e conheça abaixo a história desse nome especial:
Segundo consta nos livros, o nome Jéssica foi utilizado pela primeira vez na Inglaterra, em 1596, na peça chamada “O mercado de Veneza” do famoso dramaturgo inglês William Shakespeare – só aqui já dá para perceber como é importante esse nome, concorda?
Popularidade do nome
Após representar uma das personagens mais famosas de Shakespeare, esse nome passou a ser utilizado ocasionalmente durante o decorrer do século XVI e tornou-se tão popular que, de acordo com o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 456 mil pessoas são registradas com esse nome no Brasil.
Diante desse comportamento numérico tão expressivo, ainda conforme divulgado pelo IBGE, o nome Jéssica ocupa o 50º lugar no ranking de mais escolhido para batizar crianças no país e, ao que tudo indica, hoje, dez anos após o Censo citado, o número de pessoas registradas com esse nome deve estar muito maior.
Apelidos e diferentes formas de escrever Jéssica
Muito usado pelos amigos e familiares mais próximos, o apelido nada mais é que uma forma diferente e carinhosa de chamar uma pessoa por um outro nome que não seja o que está em sua certidão de nascimento e/ou documentos ou uma diminuição deste mesmo nome.
No caso de Jéssica, os apelidos mais comuns são Jé, Jejé, Jessi, Jess, Jessia, Jezinha e Jejézinha, no entanto, não há limites para a criatividade e outras variações podem ser encontradas por aí.
Já quando o assunto é a grafia desse nome popular, no Brasil, duas alternativas dividem a primeira posição nos cartórios de registros espalhados pelo país: Jéssica com a letra c e Jéssika com a letra k. Porém, outras composições podem ser soletradas, como:
- Gessika,
- Géssica,
- Gessyca,
- Ghessica,
- Gessyka,
- Jessyca,
- Jessyka,
- Jhessyca,
- Jhessica,
- Jesseica,
- Jessika,
- Jhessyka.
Bom, agora que você finalizou essa leitura, com certeza já sabe tudo o que queria sobre o seu nome, o de uma pessoa querida ou até mesmo decidiu que esse será o nome da sua futura filha. Em ambos os casos, o significado do nome Jéssica é o mesmo e muito precioso!