Isabella é um nome muito popular em todo o mundo, com pronúncias e grafias que se modificam a depender do local, mas sempre com o mesmo significado.
Veja também:
Christian: Significado do nome, origem e popularidade
Então, se você chegou até aqui querendo saber o que, afinal, representa o nome Isabella, nessa matéria vamos te contar a origem desse nome, além de outros fatos e curiosidades sobre ele.
Ao longo da história, Isabella foi se tornando um nome cada vez mais replicado, especialmente por algumas figuras famosas se chamarem dessa forma. Confira a seguir todos os fatos relacionados a esse nome.
Significado do nome Isabella
O nome Isabella é na verdade uma das diversas variações temporais do original hebraico Elisheba, que trazia como significado “Deus é meu juramento” sendo constituído por duas palavras: El que significa Deus e Sheba que pode ter o significado de juramento/promessa.
O nome foi sendo modificado ao longo do tempo, e mesmo na bíblia recebeu variações, como Elisabeth ou Isabel, por exemplo.
De modo geral Isabella é uma variação direta do nome Isabel, que ganhou nova grafia e pronuncia ao se popularizar fora de seu continente de origem.
Origem do nome Isabella
Como você deve ter fisgado, as origens de Isabella são hebraicas e seu original data de mais de 2 milênios.
A variação de Elisheba, Isabel surgiu durante a Idade Média período em que a bíblia passou a ser retraduzida e adaptada para diversos idiomas e culturas.
Dessa forma, o nome Isabel assumiu a antiga nomenclatura dada a “personagens” bíblicos com a mãe de João Batista, por exemplo.
A partir daí o nome ganhou popularidade pela Europa, espalhando-se entre os cristãos, plebeus ou nobres, e dessa forma, assumindo novas grafias e pronuncias.
Foi assim que se chegou à variação Isabella, que também se tornou amplamente reproduzida e em dado momento, até mais popular do que sua antiga forma.
Exemplo disso é que, em quanto em países de língua inglesa essa versão era a mais comuns, em línguas europeias variadas a versão mais frequente era o Isabelle, como no França.
O nome ao longo da história
A popularidade de um nome é muito influenciada pelas personalidades que acabam tendo esse nome ao longo da história, e isso é um fato que não faltou para Isabella.
Em séculos passados, nada influenciava tanto a população do que os nomes dados à membros da realeza. Em busca de homenagear seus soberanos, muitos plebeus decidiam dar o mesmo nome a seus filhos, o que fazia com que essas nomenclaturas se espalhassem rapidamente.
na virada do século XV para XVI, por exemplo, duas Isabellas foram grandes influenciadoras, a primeira delas, na Espanha, foi Isabella I de Castela, a rainha de Castela e Leão que reinou entre os anos de 1474 e 1504.
Uma das figuras mais importantes da história da Europa, foi a rainha que, ao lado do marido, Fernaão II de Aragão, custeou a expedição que faria com que Cristóvão Colombo descobrisse a América.
Outra figura importante de mesmo nome foi a musa de Leonardo da Vinci, Isabella d’Este, uma nobre da família Gonzaga, da Itália, conhecida por ser uma patrocinadora de diversos artistas da época e por sua grande influência política.
Com o passar dos séculos, Isabella foi tendo ainda sua popularidade reciclada por meio da literatura e mais tarde, pelo cinema, que ainda hoje são enormes influenciadores na busca por nomes inspiradores para bebês.
E então, você imaginava que esse era o significado desse que ainda hoje, é um dos nomes de menina mais populares do mundo? Conta pra gente aqui nos comentários.
CONFIRA Também: