Os cheiros têm uma grande influência em nosso corpo e também nas nossas vontades. Pense, por exemplo, naquele momento que você nem estava pensando em comer até que um cheiro delicioso de comida invade o ambiente e… pronto, ficamos com fome.
Apenas ao sentir o cheiro o nosso cérebro lembra de comer e manda sinais de que estamos com fome. Da mesma forma, é possível ativarmos outros pensamentos e vontades por meio dos cheiros. Esse estudo é milenar e, mas recentemente, foi batizado de aromaterapia.
Existem diversas formas de “provocar” os cheiros: óleos essenciais, borrifadores, velas aromáticas ou incensos. Estes, são excelentes aliados para alterar a energia de um ambiente e também para conduzir o centramento, despertando atitudes e sensações que desejarmos.
No caso de momentos como o estudo e o trabalho, o mais indicado é usar aromas que sejam energizantes e despertem otimismo, vibração e ação, como:
- Alecrim: o alecrim é uma erva muito usada na culinária e também na aromaterapia, pois têm uma incrível capacidade de promover concentração e foco para realizar uma atividade de cada vez. Normalmente o incenso de alecrim é misturado com outras ervas, pois seu cheiro é bastante forte.
- Gengibre: o gengibre é uma raiz extremamente estimulante e também é um poderoso anti-inflamatório natural. Por ter essa função de “ativação” é muito indicado para momentos que precisamos por a mão na massa e fazer.
- Alfazema: este incenso traz uma capacidade incrível de concentração atuando diretamente na capacidade da pessoa de estudar e elaborar um relatório, por exemplo. Muito indicado para momentos de ação.
- Canela: a canela é umas primeiras especiarias que ficaram valiosas no mundo, suas aplicações são bastante variadas, com destaque para culinária. A conexão da canela com o corpo é ainda maior para mulheres, que inclusive podem ajustar o seu ciclo menstrual com ela. O incenso de canela desperta a vontade de fazer.
- Eucalipto: feito com a casca da árvore, este incenso desperta uma sensação de frescor, de “deixar a página em branco” para um novo estudo ou nova atividade. Então é muito aconselhável que seja usado entre as atividades ao longo do dia.
Como usar incensos?
Os incensos podem ser usados em diferentes momentos, desde rituais de conexão até no dia a dia apenas para melhorar a vibração do local. Independente do momento, duas coisas são muito importante. A primeira é pesar um local para acender o seu incenso.
Perto de plantas, com cristais, amuletos ou santos são algumas formas de potencializar a vibração, além disso, se você tiver um pequeno altar com essas coisas, é ainda melhor. A segunda coisa importante é o momento.
Você deve se conectar profundamente consigo mesmo, procurar meditar alguns momentos durante a queima do incenso e realmente aproveitar o momento para se conectar com a sua espiritualidade, o que pode demandar algumas questões para pensar.
Diante deste momento, é interessante sempre ter uma agenda ou papel e caneta. Escreva como você se sente e de que forma esses sentimentos estão ressoando dentro de você. Você pode queimar em uma vela esses escritos ou então guardar e acessar quando necessário.
Não há uma regra, por vezes nos sentimos confortáveis em apenas escrever e queimar, pois são coisas que não queremos guardar para nós. Outros momentos são mais profundos e gostaríamos de guardar para ler em outro momento. Acate ambos os momentos.
Aromas para relaxar depois do trabalho
Assim como temos cheiros que despertam a atenção, a vontade de agir e a concentração, também temos cheiros para momentos de relaxamento, criados para depois de um dia de trabalho intenso, por exemplo. Neste caso, outras ervas e plantas são indicadas para trazer essa calmaria:
- Camomila: é uma planta capaz de acalmar o nosso sistema nervoso, causando uma profunda sensação de relaxamento e também de sono, sendo portanto uma erva muito aliada de pessoas que têm problemas como a insônia.
- Lavanda: o cheiro maravilhoso da lavanda só poderia resultar em um incenso capaz de tranquilizar todo o ambiente. É um ótimo incenso para fazer banho de erva e também para acender logo antes de dormir, pois pode trazer consigo bastante sensibilidade.
- Maracujá: o maracujá é um calmante natural, inclusive se você estiver se sentindo estressado, procure tomar um suco de maracujá natural, você sentirá em pouco minutos sensação de relaxamento muscular. Acenda o incenso antes de dormir, pois causa sono.
Incensos são aliados
É preciso ter sempre em mente que os incensos são apenas uma ferramenta para que a gente acesse aquilo que estamos desejando em termos energéticos e de bem estar. Por isso a meditação e também o acompanhamento com terapeutas e psicólogos é imprescindível para uma completa saúde emocional, afinam o incenso não é capaz de “curar” problemas como atrasos, falta de vontade para trabalhar e estudar etc.